.:: Retrospectiva 2011 ::.

A maioria das pessoas quando chega um novo ano, começa a fazer um balanço do ano anterior. Comigo não poderia ser diferente. Comecei a pensar nas coisas mais marcantes que aconteceram ao longo de 2011. E vou escrever sobre algumas delas.

.:: Vida Profissional ::.

Este foi um ano que dei um grande passo para a evolução de minha vida profissional. Saí de uma empresa na qual eu me dedicava de corpo e alma ao meu trabalho, na qual era reconhecida pelas coisas boas que fazia e não tinha quase nenhum motivo para estar insatisfeita. Porém, por buscar sempre a evolução e me encontrar numa situação cômoda, entendi que era hora de mudar, de buscar desafios maiores e que exigissem mais do meu potencial.

Já citei aqui no blog que “há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo e esquecer os caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares”, segui essa premissa e isso foi no mínimo doloroso pra mim… Pois abandonar aquele emprego não era como me livrar de uma vestimenta antiga, mas como rasgar uma pele com as minhas próprias mãos. Mas isso era preciso. E foi feito.

Lição nº 1
“Não aceite fazer menos do que é capaz.”

.:: Autoconfiança e Autoestima ::.

É claro que temos defeitos. Defeitos? Não seriam características? Pois bem, tratarei como características, pois defeito, segundo uma definição do Sr. Aurélio seria o mesmo que “deformidade” e muitas vezes tratamos como defeitos algumas particularidades do nosso corpo.

Este ano, como todos os outros anos eu passei na luta diária contra a obesidade, tentando encontrar uma “forma” de ficar bem comigo mesma. Isso funcionou durante muito tempo, à medida que eu emagrecia alguns quilos, o meu entusiasmo de viver ia voltando na mesma proporção. Contudo, este ano, aprendi algo muito importante. Utilizarei um trecho de um livro que li este ano e que muito me ensinou (O que realmente importa? – de Anderson Cavalcante): “Quando cozinhamos, são as diferenças no uso dos temperos que dão sabor aos alimentos; na vida, são as diferenças entre as pessoas que dão verdadeiro sabor às relações.”
Aprendi que não adianta eu passar o resto da minha vida tentando ser a Deborah Secco, porque eu nunca serei ela. E eu não posso deixar de ser feliz por isso.
Aprendi que devo sim continuar lutando para eliminar os meus quilinhos a mais, porém enquanto sou obrigada a conviver com eles, não preciso mandar embora toda a alegria de viver, como sempre fiz.
Aprendi a recuperar minha confiança e autoestima, a aceitar os elogios – coisa que nunca soube fazer muito bem.

Lição nº 2
Para uma pessoa ser perfeita, antes de um corpo lindo, precisa ter bons pensamentos, autoestima elevada, transbordar amor e sentir prazer nas coisas simples – e é isto que atrai as pessoas para perto.

.:: Aquisições que valeram a pena ::.

Neste ano, consegui alcançar uma grande conquista pessoal, a compra de um carro, o que significou pra mim a tão sonhada independência em muitos aspectos. É claro que sem a ajuda de meus pais este sonho nunca seria possível. Sendo assim, pretendo honrar e retribuir da melhor forma possível a ajuda que obtive, tal como o apoio e a compreensão que eles sempre tiveram comigo.

Lição nº 3
“A nobreza está em retribuir, de forma pura, o que outrora lhe foi concedido.”

.:: Relacionamentos ::.

Este ano passei por algumas experiências amorosas que não deram certo. E isso foi bom. Foi bom para testar o meu potencial em encarar que algumas coisas na vida são passageiras, para entender que o importante é a lembrança dos bons momentos e o que eles te ensinam. Pude aprender também que algumas vezes, se não nos desprendermos de algumas antigas relações, não damos espaço para novas relações. Agora, se a pessoa precisa ou não ser totalmente afastada da nossa convivência, cabe a nós mensurar. Confesso que algumas pessoas, por mais que tenham me deixado marcas dolorosas, não consigo tirar da minha convivência. E isso talvez seja uma das lições para serem aprendidas em 2012…

Lição nº 4
“Às vezes, quando algo dá errado, acontecem coisas tão maravilhosas que jamais teriam acontecido se tudo tivesse dado certo.”

.:: Experiência x Conhecimento ::.

Daqui a dois dias este blog completa um ano. Aprendi com ele a refletir sobre os diversos caminhos que trilhamos todos os dias e colocar minhas conclusões em palavras, levando ao conhecimento de outras pessoas um pouco de tudo que aprendi. Sendo assim, posso incluir no ano de 2011 mais uma lição…

Lição nº 5
 “Dividir as experiências para multiplicar conhecimento.”

2 comentários (+add yours?)

  1. Fabiana Souza
    Jan 04, 2012 @ 12:19:43

    Adorei o post! Muitas vezes não é nada fácil entender qual é a verdadeira lição que podemos tirar dos acontecimentos que vivemos. Parabéns!

    Responder

  2. Viviani
    Jan 08, 2012 @ 15:12:51

    Achei fantástico sua reflexão e a formidável maneira com que você compartilha suas experiências.

    Utilizar-me-ei de uma frase – que encontrei nesse mesmo livro citado por você – que traduz (no meu ponto de vista) exatamente a forma que devemos viver: “A melhor utilidade que pode se dar à vida é amar. A melhor expressão do amor é o tempo. O melhor momento para amar é agora.”

    Tenho certeza que todas suas decisões/indecisões, alegrias e ilusões foram suportadas de uma forma muito madura. – O amor nos proporciona essa maturidade! O amor nos mostra o melhor caminho a seguir. Amor que sentimos pela vida, por desejar alcançar nossos sonhos; amor que sentimos por nós mesmos quando almejamos novos desafios e quando desejamos que o tempo passe rápido quando estamos numa maré de azar.
    Amor! E é isso que desejo para você neste ano: muito amor pra continuar a aprender essas lições do inevitável e pra manter esse sorriso lindo no rosto que alegra meus dias!

    Lembre-se, “tudo vale a pena, se a alma não é pequena.”

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: